Ontem estreou o programa Peso Pesado Teen na Sic e fiquei chocada com o que vi. Já conhecia perfeitamente o formato do programa porque gostei de ver a outra edição em Português e acompanho as edições americanas também.
Esta edição da Sic é diferente porque os concorrentes são adolescentes entre os 14 e os 17 penso eu. Até aqui tudo bem, o problema é quando as famílias são entrevistas. Um dos concorrentes, um miúdo com 16 anos que dizia que já tinha tentando emagrecer mas nunca conseguiu (ao mesmo tempo que mostravam o almoço dele: bifes fritos com natas e batatas fritas). A mãe do rapaz, muito desgostosa dizia que o filho nunca conseguiu emagrecer porque provavelmente estavam todos a fazer as escolhas erradas. Ela comprava aquela comida, fazia daquela forma porque sabia que o filho gostava.
Não percebo. Não consigo perceber como é que os pais de uma criança obesa não fazem um esforço para mudar toda a alimentação e reeducar os filhos nesse sentido.
Isto de facto fez-me pensar. Ok, podem ter problemas, a vida não é fácil mas os pais têm um papel fundamental na educação dos filhos. Estão obesos mas o que se faz para jantar? Bifes com batatas fritas regadas de maionese e ketchup e um suminho cheio de açúcar para o bucho. Mais tarde, se lhe der a fome ainda se prepara umas bolachinhas com chocolate e leite para o menino não ir de estômago vazio para a cama. O mais grave ainda é que as porcarias que os miúdos comem têm de vir de algum lado. E de onde é que vêm? Dos supermercados, das coisas que os pais compram para ter em casa: sumos, batatas fritas, bolos, bolachas, etc, etc. E porque é que compram? Porque os meninos gostam. What?? E a saúde? E a falta de auto-estima? E o gozo na escola? Isso não importa, o que realmente interesse é eles gostarem do que comem.
Há muita coisa que tem de ser mudada.