Blogs Portugal

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

From Portugal to Poland - Erasmus +


Desde que entrei para a faculdade sempre pensei em fazer Erasmus. Todas as minhas primas que por lá passaram o fizeram, então eu sempre tive aquela ideia de que era quase obrigatório eu fazer. Não que fosse obrigada, nada disso, mas ao longo dos tempos parece que se tornou tradição - e que boa tradição

A decisão de fazer Erasmus sozinha para a Polónia não foi fácil. Ainda para mais para um país tão longe de Portugal, onde nunca fui, com uma língua extremamente complicada e com temperaturas abaixo dos zero graus. Mas deixei os meus medos de lado e decidi embarcar nesta aventura! 

Pois é, está quase a chegar o dia em que me despeço da minha terra natal pelos próximos 5 meses. Expectativas? Não estou a criar nenhumas, tudo pode acontecer.

Eis um resumo do que sei sobre Wroclaw (cidade para onde vou) : 

  • Está muito bem localizada na Europa, o que é ótimo para poder visitar outras cidades e países;
  • Foi eleita a Capital Europeia da Cultura de 2016;
  • A moeda local é o Zloty ou PLN. 1 EURO equivale a 4 PLN;
  • É uma cidade bastante Universitária, acolhe imensos estudantes devido à quantidade de estabelecimentos de ensino superior;
  • Tem mais de 100 pontes (112 mais concretamente);
  • No que toca a comida, só me disseram que vou ter que me habituar... (medo);
  • O café é caro e muito mau! (oh não, ainda por cima nós portugueses estamos habituados a bom café);
  • Por fim, o serviço de transportes é muito eficiente e relativamente barato.

Agora é só esperar, fazer as malas e do zobaczenia wkrótce (até breve)!




terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Alerta!!! Nova Droga!!

Descobri uma nova droga no mercado que tem afetado cada vez mais pessoas. Eu comecei a consumi-la em Dezembro e desde aí não consigui parar. Sim, sou viciada e acho que devia ser aberta uma comunidade de apoio, tal  como há com os alcoólicos anónimos. É uma dependência física, tem um sabor único e umas cores lindas! Já sabem do que estou a falar? Do Sushi, claro!!! Quem me conhece sabe que quando provei a primeira vez odiei. Não gostei da textura, de sentir o salmão cru e do molho de soja juntamente com os rolinhos. 
Mas... Subitamente, o meu palato ficou mais apurado e plimm (!) todo um mundo de sabores se desfez na minha boca quando provei o rolinho californiano (não sei se é assim que se chama, ainda não estou muito à vontade com os nomes, só vou lá com imagens).
Desde esse dia a minha vida mudou. Tenho ido ao Sushi todas as semanas e às vezes mais do que uma vez. Isto tudo foi culpa da minha priminha Nês que me "obrigou" a provar vezes sem fim até eu gostar. Este fim de semana fui com a Nês e com o primo M. a um restaurante a Coimbra, que já tínhamos ido várias vezes e correu tudo mal. O restaurante estava muito cheio e demoraram muito muito tempo a trazer as coisas. Além disso vinha tudo mal feito, com tamanhos diferentes, rolos quase desfeitos, não gostámos. Esta semana já vou outra vez. 6ªf será o meu jantar :) 

Sou viciada, confesso!



Bia.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Próximo passo: reforma.

Percebes que estás a ficar velha quando já só podes renovar o cartão jovem mais um ano. 
Foi toda uma tristeza que desceu sobre mim quando caí na real e percebi que a partir do próximo ano já não sou jovem.
Serei o quê? Pré-adulta com direito a descontos ainda maiores? Triste vida a minha, já não vou poder comer o Super Mac Menu ao preço do menu normal nem vou poder ir de comboio para Coimbra e pagar menos uns euros. Mas atenção! O cartão jovem era só até aos 26 anos, agora é até aos 30 por isso somos jovens até mais tarde. Há até quem diga até que os 40 são agora os 30!!

A partir do próximo ano serei uma adulta devidamente qualificada para o efeito sem direito a descontos, a pousadas ou a concertos mais baratos(com se fosse a muitos!!). 
Espero que no próximo ano inventem o cartão adulto para me sentir mais realizada, por agora só posso pensar na reforma. 

Bia.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ponytails para toda a gente!


Se há coisa que não muda é a moda dos ponytails ("rabos de cavalo"). Só que para muitas raparigas este é o último recurso num "bad hair day" - quando de manhã o cabelo não coopera connosco. 

Podem tirar essa ideia da cabeça, porque cada vez mais se vêem rabos de cavalo como sendo parte do outfit. Para quem não tem paciência - como eu muitas vezes - até acaba por ser a melhor maneira de nos mantermos modernas e elegantes. 

Não tenham medo de usar e abusar!

Kendall Jenner


Gigi Hadid


Candice Swanepoel


Rihanna





terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Saldos aka Feira da Ladra



E para começar bem (mal) o ano, venho-vos falar daquelas épocas pelas quais as raparigas tanto anseiam: os saldos.

Não querendo generalizar, já desde há algum tempo que tenho vindo a reparar que os saldos mais parecem a feira da ladra. Não que esta seja algo de medíocre, simplesmente hoje em dia quando se entra numa loja em saldos, o que é que se vê? Roupa aos montes, "milhentas" variedades, da coleção anterior, da de há 5 anos atrás..... enfim!

E qual não será o meu desgosto, quando depois do Natal - da Páscoa, ou em qualquer outra situação - consigo poupar algum dinheirinho para renovar o meu guarda roupa, e não encontro nada de jeito?

Pois é, eles são muito espertos. Vão enchendo a loja com roupa de há mil anos atrás no início do mês, que é para chegar a esta altura e nem darmos pelo facto de estarmos a pagar por coisas - ou mesmo nem comprar nada - que estão démodé (se assim lhes quiserem chamar).

Já para não falar da selva que vai dentro daqueles estabelecimentos, então no primeiro dia dos ditos cujos é para esquecer, não ponho lá os pés! Vai uma pessoa feliz da vida ver se encontra alguma coisa: 1º- para entrar no shopping, estacionamentos cheio; 2º- 5 horas dentro de um centro comercial; e 3º- mais 2 horas na fila para pagar que é para não nos queixarmos.

E é por isto que, para tentar manter a minha sanidade mental, evitarei os saldos daqui em diante!







Nês.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Welcome 2016

Finalmente acabou o ano 2015. Espero que este novo ano seja mais brando comigo, que não me dê surpresas desagradáveis. 2015 foi mesmo um ano muito atribulado, cheio de percalços e de momentos muito difíceis em que muitas vezes as forças pareciam sucumbir e que não havia qualquer escapatória possível. Foi sem dúvida dos piores anos da minha vida em que apenas um dia se escapou ao caos: o dia do meu casamento. Oh, que dia maravilhoso!! Superou qualquer expectativa (se é que havia alguma), os astros juntaram-se e uniram as pessoais mais importantes da minha vida num único local. Senti amor, senti amizade, senti uma cumplicidade gigante com todas aquelas pessoas, a minha família e os meus amigos. Foi um dia brilhante. 
Apesar de todas as dificuldade e stress, este foi também um ano de aprendizagens e de introspecção. Aprendi que nunca podemos fazer grandes planos porque de um dia para o outro tudo pode mudar. Não adianta pensarmos muito sobre determinados assuntos ou acontecimentos porque na realidade isso pode nunca acontecer. 
Outra coisa que aprendi foi que a "saúdinha"  é mesmo muito importante e nem tudo acontece sempre aos outros, também saímos na rifa de alguma entidade superior que muitas vezes nos quer alertar que nem tudo são facilidades. Agora quando ouço "a saúde é o mais importante" faz-me muito mais sentido. 
Aprendi a valorizar a ainda mais a família e os amigos pois são eles que estão lá quando nada faz sentido, são eles que nos erguem e que nos dão a mão quando caímos e não nos conseguimos levantar sozinhos. 

Bem, só espero que 2016 seja um ano de mudança, de novas energias, com muita "saúdinha" e que a felicidade esteja sempre presente. Que seja um ano de amor, de amizade e de muito muito sucesso!



Bia.