Ouço muitas vezes dizer que o stress dos bebés é passado pelos pais. Sim porque há toda uma pressão em torno dos pais para fazerem isto ou aquilo desta ou da outra forma. Enfim, há sempre milhões de teorias, todas elas diferentes e parece que quanto mais coisas se ouvem mais sem nexo elas parecem.
Os pais sentem uma pressão enorme para tudo, para o bebé dormir na cama, para não usar chucha, para usar chucha, para comer logo sopa mal nasça (uma vizinha minha - velhinha - disse que a filha dela tinha comido sardinhas com 2 meses!!), enfim! No início sentia-me mal, achava que era a pior mãe do mundo e que estava a fazer tudo mal. Mas o tempo foi-me ensinando que a intuição é uma coisa tão natural que só às mães percebem e por isso não há ninguém que saiba tão bem como nós o que é melhor para os nossos filhos.
Uma coisa é certa, com tanta pressão e tantas opiniões diferentes, os pais por muito que não queiram e por muito que tentem não ligar, sentem que se calhar não estão a agir corretamente. Lembro-me tão bem quando o Kiko era bebé e chorava sem parar, eu entrava num estado de stress que ele só parava quando alguém lhe pagava ao colo para eu ir "respirar". É uma bola de neve. O bebe chora, a mãe fica nervosa, passa o stress para o bebé, o bebe chora ainda mais e só quando a mãe se acalma é que o bebé finalmente tranquiliza.
Há pouco tempo, na consulta dos 9 meses, a pediatra disse que o Kiko já não precisava de beber leite à noite. Se ele acordasse por volta da meia noite podíamos dar mas se fosse depois dessa hora não era "aconselhável". Andei uma semana a tentar não dar leite ao bebecas à noite, ele a chorar.. enfim! Até que pensei: "quer lá saber, se ele quer beber leite à noite, que beba até querer". A partir desse dia nunca mais pediu leite à noite.
Por isso a calma e a tranquilidade são fundamentais para cuidar dos nossos babys! :)
Bia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário