Blogs Portugal

quarta-feira, 9 de março de 2016

Erasmus - primeira impressão



Faz amanhã um mês que vim para Wroclaw, na Polónia, onde vou passar os próximos meses.

Vou começar pelo início...

Sortuda como sou, pude contar com a ajuda da minha mãe que me acompanhou durante os primeiros dias passados nestas bandas. O objetivo era ajudar-me a encontrar casa e instalar-me. Isso aconteceu? Não. Já tinha ela regressado a Portugal quando passadas duas semanas -finalmente- arranjei um sítio para morar. O início foi muito assustador se querem que vos diga. Aquela sensação de estar "homeless", o stress da situação e o medo de estar sozinha são das piores sensações que se pode ter. Contudo, acabei por encontrar um apartamento onde vivo com mais um português, e (in)felizmente -ainda- não temos mais colegas de casa.

Depois do choque inicial vêm os programas de integração para alunos de Erasmus aka festas de arromba. Mas estão enganadas as pessoas que pensam que Erasmus é só festa. Sim, no meu caso, tenho aulas com presença obrigatória (se não for, chumbo!)... Isto significa que tenho que estudar tanto para frequências como exames -bah!-.

Mas chega de falar de livros e presenças obrigatórias. O melhor do Erasmus é poder conhecer pessoas de outras nacionalidades, viajar, e treinar o inglês assim como aprender outras línguas (ou pelo menos tentar). Para mim, pelo menos, essa é a melhor parte! Desde que aqui estou, tenho conhecido pessoas incríveis e aprendido cada vez mais sobre os respetivos países. Quem diria que para muitos deles não faz sentido o facto de nós, portugueses, termos mais de 2 nomes? E este é só um exemplo!

Ah! Queria também falar-vos de um assunto que a mim me encanta, a comida! Não sei como me puderam dizer que me ia ver "à rasca" com a comida tradicional polaca. Estou a adorar!! Dos pierogis, às potato pancakes, ao Zurek... tudo maravilhoso.


Para terminar, estava aqui a pensar... eu realmente não encontro aspetos negativos acerca desta experiência. Até agora tem sido tudo um máximo, algo que ainda agora começou e eu não quero que acabe!





Nenhum comentário:

Postar um comentário