Blogs Portugal

sábado, 9 de abril de 2016

As minhas aventuras em supermercados polacos



Antes de vir para a Polónia tinham-me avisado que realmente a maioria da população não falava inglês. Mas eu, na minha perfeita inocência, pensei que isso era uma coisa estúpida. Quem não sabe dizer - ou mesmo perceber - "Hello"ou "money" em inglês? Pois bem, vim a descobrir que muitas pessoas....
As situações mais cómicas/embaraçosas passaram-se nos supermercados, em que sou obrigada a compreender os que as senhoras dizem, e vice-versa.

Situação 1:
Certo dia, estava eu para pagar no supermercado (e quando pagamos com cartão podemos escolher pagar em zloty ou euro), até que chega a altura de introduzir o cartão e eu digo: "I want to pay in zloty please." A senhora fica a olhar para mim como um burro a olhar para um palácio. Começo a ficar nervosa. Uma fila de 10 pessoas atrás de mim, todos a olhar, e eu sem saber o que fazer. Repeti para aí umas 3 vezes que queria pagar em zloty, com direito a mímica e tudo, e a senhora continuava sem perceber. Até que, uma rapariga se chega a mim e me pergunta se preciso de ajuda. Lá me fez o favor de fazer de tradutora durante um minuto. Agradeci, e cada uma foi à sua vida.

Situação 2:
Noutro dia completamente diferente, num outro supermercado, chega (outra vez) a altura de pagar e a senhora da caixa diz-me o montante em polaco. No principio, fiquei a olhar para ela do género: "desculpa lá, mas eu já há bocado falei contigo em inglês, porque é que estás a falar comigo em polaco à espera que perceba...?" Depois, virei-me para ela e disse: "How much? I don't speak Polish..." E ela fica a olhar para mim, sem reação. Lá tive eu de pôr os meus dotes de mímica em ação (outra vez), fazendo o sinal de dinheiro. Até que um senhor grita do final da fila:"thirty-six zloty!" Eu respondo (quase a gritar para que ele me ouvisse): "Thank you very much!" Provavelmente a senhora até pensava que estariam a mandar vir comigo por estar ali a "empatar". Mas não, por vezes até encontro polacos simpáticos.


E assim se passam 50% das minhas idas ao supermercado. Espero que tenham gostado de ler sobre as minhas aventuras aqui por terras polacas. Até breve! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário