Blogs Portugal

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Serão as redes sociais antónimo de ser social?

Não é irónico o facto das redes sociais criarem um impacto negativo na nossa vida social?



Como pessoa ligada às redes sociais, às vezes ponho-me a pensar se o tempo que passo nas ditas cujas me deixa mais de parte da minha vida social. Porque passar uma hora no facebook, instagram, snapchat não é, de todo, o mesmo que passar uma hora com os nossos amigos a conversar numa esplanada. 

Começando pelo início do dia, a primeira coisa que faço de manhã, é pegar no telemóvel e atualizar o que perdi durante a noite no facebook, instagram e snapchat. Vou tomar o pequeno almoço, e claro, levo o telemóvel (não vá eu perder um post da pessoa y). Nas aulas, se não fosse o meu telemóvel o que seria de mim? Ok, seria obrigada a prestar atenção... No bar com os meus amigos, 50% do nosso tempo é passado a olhar para o telemóvel. No autocarro, 60% das pessoas ocupam o seu tempo a fazer o mesmo. Ao jantar com os meus pais, o telemóvel está em cima da mesa (quando eles não o vêem). À noite, antes de dormir, passo pelo menos meia hora a navegar pela internet.
Já para não falar de que, durante todo este meu dia, pelo menos de meia em meia hora abro o instagram para ver novos posts..

AH! Já me ia esquecendo. Metade da população, nos dias de hoje, tem de tirar uma fotografia da sua refeição quando vai a um restaurante para pôr no instagram. (guilty)

E agora penso: no que é que as redes sociais me tornaram?? Será agressivo demais responder: antissocial? Acho que não.

Mas como eu, estão as milhões de pessoas com contas criadas no facebook, instagram, snapchat, twitter...

Será que o mundo "não virtual" é assim tão mau? - Não sei porque muitas vezes não estou atenta - .

Vamos parar e pensar. E se não existissem redes sociais? (como há uns bons anos atrás). As pessoas eram mais felizes? Não sei, mas certamente que passariam mais tempo uns com os outros - a prestar atenção pelo menos -. Imaginem as memórias a mais que poderíamos criar se não estivéssemos 50% da nossa vida a olhar para um telemóvel ou computador. 

Eu não quero estar a ser hipócrita. Eu sou uma utilizadora ávida das redes sociais! Será que deveria fazer uma desintoxicação (como as pessoas que fazem aqueles programas dos sumos detox)? Qualquer dia ainda hei-de experimentar passar 48 horas fora do meu mundo virtual. 


E pronto, este é o meu pensamento do dia..


Espero que tenham gostado, Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário