Para mim, o Curso de Preparação para o Parto devia ser obrigatório. É incrível a quantidade de coisas que não sabemos sobre o parto, a amamentação, as noites, os dias, a forma como devemos lidar com o bebé...
Sabemos que de um momento para o outro a nossa vida vai mudar completamente mas estaremos de facto preparadas para isso? Acho sinceramente que não. Um bebé muda TUDO! Deixamos de ser as pessoas organizadas e metódicas que éramos para concentrarmos toda a nossa atenção no novo e pequeno Ser. Se deixamos a cama por fazer ou temos a cozinha por arrumar não importa tendo em conta que aquele bebé precisa muito mais de nós do que os lençóis da cama.
Tendo em conta tudo isto e sendo eu, confesso, uma medricas de hospitais, agulhas e cateteres toda eu tremia ao pensar que para o bebé nascer eu teria, sem dúvida, de sofrer. Não fazia ideia o que eram contrações, como funcionava uma maternidade, quando tinha chegado a hora H, que havia técnicas de amamentação, enfim! Era tudo uma novidade e confesso que o meu maior medo era que o bebé estivesse para nascer e eu não percebesse os sinais (estupidez, não é?).
Assim, decidi frequentar um Curso de Preparação para o Parto no Centro que já vos falei anteriormente e que simplesmente ADOREI (ainda hoje o meu bebe é seguido lá)!!
No curso, foram abordados vários assuntos nomeadamente da gravidez (nutrição, sinais de alarme, sinais do inicio de trabalho de parto); das várias fases do trabalho de parto (contrações, rompimento da bolsa amniótica, período expulsivo...); do puerpério (cuidados no pós parto, recuperação física e emocional); dos cuidados ao bebé - Adorei!! - (técnicas de banho - treinámos com nenucos - cuidados com o coto umbilical, cólicas, sono, choro, etc)e da amamentação - muito importante este capítulo e vou falar-vos mais à frente melhor sobre este tema - (fisiologia do aleitamento, técnicas de amamentação, gestão das dificuldades na amamentação).
O mais interessante deste curso é que houve um grande equilíbrio entre a parte teórica e a prática. Ajudou-me bastante a relativizar alguns dos meus maiores medos e a "deixar cair" muitos mitos e ideias pré-feitas que me tinham transmitido ao longo da vida. Foi muito importante porque no dia do parto já estava mais relaxada e sabia exatamente por que fases iria passar. Obviamente que há muita coisa em teoria que não se aplica na prática a todas as mulheres (por exemplo a mim, as técnicas de respiração não foram nada eficientes na altura de maior dor das contrações mas certamente ajudarão outras mulheres).
Por isso meninas, se estão à espera de bebé, não hesitem em frequentar um destes cursos, com certeza que valerá muito a pena.
Bia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário