Blogs Portugal

quarta-feira, 7 de junho de 2017

O dia antes do DIA

E chegou o dia da consulta das 36 semanas, era dia 30 de Janeiro e o relógio marcava 15h30. Tal como tinha sido combinado com a querida Drª Natacha Oliveira na consulta das 34, teria de fazer o CTG para ver se já tinha contrações e se estava tudo bem com o bebé. 

O CTG (Cardiotocografia) permite avaliar os batimentos cardíacos do bebé bem como avaliar de forma contínua se o oxigénio de que ele dispõe é suficiente e este não se encontra em sofrimento. Trata-se de uma monitorização externa onde são colocadas umas bandas / fitas na barriga da grávida, devendo esta estar em repouso. A cada mudança de posição quer da mãe, quer do bebé, as fitas devem ser reposicionados de forma a avaliar os batimentos cardíacos fetais. Também é colocado um aparelho que avalia as contrações uterinas e que traduz se estas estão ou não a prejudicar a oxigenação do bebé.


Lá fui eu fazer o CTG antes da consulta e sinceramente não tinha qualquer dor. Sentia alguma pressão, se é que se pode chamar assim, mas nada de especial. Sentia a barriga dura, sim, mas isso já sentia há alguns dias, achava que seria normal. 
Quando terminei o CTG fui então ter com a Drª Natacha para a consulta mas informaram-me que iria ser vista por outra médica porque a minha Doutora estava numa consulta de emergência mas que iria ter comigo logo que possível. 
Tudo bem, a médica que me viu e fez a ecografia também era bastante simpática. Não me perguntem o nome porque sinceramente não me lembro mas atentem bem nesta médica porque virá a ser muito importante mais à frente. 
Terminada a ecografia lá chegou a Drª Natacha para continuar a consulta. Esteve a ver o CTG e reparou que já tinha algumas contrações mas o registo estava "quebrado", ou seja, a máquina por alguma razão não registou nada durante alguns minutos e por isso não havia qualquer informação. De qualquer forma, foi-me dito que provavelmente na semana seguinte teriam de provocar o parto pois o bebé já estava completamente formado e seria conveniente engordar cá fora, pois dentro da barriga não estava a receber os nutrientes suficientes (como já vou contei anteriormente). Tudo bem, já estava preparada e sabia que a minha gravidez não iria para além das 38 semanas, por isso aceitei a noticia de bom grado. 

Estava tudo bem e segundo a minha querida médica nada faria prever que o bebé quisesse vir cá para fora antes das 37 semanas, no entanto achou melhor fazer o exame do toque, que serve basicamente para saber quantos dedos de dilatação a grávida já está. E... SURPRISE SURPRISE  já estava com 3 dedos de dilatação, ou seja, já tinha iniciado o trabalho de parto. A Drª Natacha ficou mega contente e disse que provavelmente o bebé iria nascer no dia seguinte. 
Uma vez que CTG tinha algumas falhas de informação sugeriu que eu fosse às Urgências para repetir o exame. (Foi a ultima vez que estive com a Drª Natacha. Gostava de um dia voltar a vê-la para lhe agradecer pessoalmente toda a sua dedicação e preocupação.)

Já nas Urgências, quando estava a fazer o CTG veio um médico ver como estava tudo e perguntou:
- Você está bem?
E eu, sem perceber muito bem a pergunta respondi:
- Sim, mas porque é que pergunta?
- Porque já está com contrações de 2 em 2 minutos. 
Não sabia o que significava mas pareceu-me algo sério. 
- Quando terminar eu venho aqui novamente e vai ser vista pela Drª. - disse ele. 

Terminou o CTG, tiraram-me as fitas e encaminharam-me para um gabinete onde estava, imaginem, a médica que me tinha feito a ecografia há algumas horas e que vos falei atrás. Ela riu-se e verificou o CTG. Disse que já estava com muitas contrações e fez novamente o toque. 3 dedos, mantinha-se a mesma dilatação. 
- Prepare-se porque o bebé vai nascer em breve. Faça assim, vá a casa, tome um banho de água quente e se sentir algum desconforto volte imediatamente. Tenho um feeling que ainda a vou ver mais uma vez hoje. Vou estar nas Urgências esta noite por isso qualquer coisa que precise peça para falar comigo. 
Concordei, achei piada ao seu feeling e despedi-me. Quando estava a sair do gabinete a médica brincou com um "até logo!". 

Fui então para casa, tomei o tal banho e nada. Nada de dores, nada de desconfortos... Fui dormir.  





Bia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário