Blogs Portugal

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Mala da maternidade

Agora que o grande dia estava a chegar tinha MESMO de começar a organizar a mala que ia levar para a maternidade. Não tinha grande ideia do que era mesmo necessário mas fui perguntando a algumas amigas minhas, à minha mãe e fui organizando algumas coisas. Comecei por organizar as roupinhas do bebe mas foi um pânico porque basicamente não tinha roupa quase nenhuma... Deixei tudo para a ultima literalmente. Comecei a stressar e achei melhor esperar pela próxima consulta e perguntar à Enfermeira o que era mesmo essencial, assim focava-me apenas no indispensável. 
Assim, na consulta das 32 semanas pedi à querida Enfermeira Leonor a lista de "material" para levar quando o grande dia chegasse. A lista estava dividida em itens para o bebe e para a mãe. 

Comecemos então pela lista do bebe:

- três ou quatro mudas de roupa (bodys, calcinhas e babygrows - de preferência tudo com abertura à frente);
- fraldas para 2, 3 dias;
- uma ou duas fraldas de pano;
- uma lima (fiquei confusa quando vi mas depois fez sentido);
- uma mantinha de algodão;
- um gorro;
- um ou dois pares de botinhas de lã;
- artigos de higiene (shampo, gel de banho, creme hidratante)

Para levar todas estas coisas comprei a mala da Mustela (podem ver abaixo), que já trazia uma serie de produtos para o bebe e que têm um cheirinho ótimo (mesmo cheirinho a bebe)! 

Para a mãe:
- 3 ou 4 camisas de dormir ou pijamas com abertura à frente;
- cuecas descartáveis;
- pensos higiénicos de tamanho grande;
- produtos de higiene;
- chinelos (uns de quarto e outros de plastico);
- secador de cabelo;
- sutien de amamentação;
- discos absorventes. 

Fui preparando tudo com calma e duas semanas depois tinha as malas feitas (uma para mim e outra para o baby).

Digo-vos já que não usei metade das coisas que levei, também porque estive muito pouco tempo na maternidade mas aconselho, especialmente a quem tem os bebes nas maternidades publicas, a não levarem tudo de uma vez. Eu teria sido muito mais inteligente se tivesse levado apenas o essencial para o primeiro dia e depois, nas visitas , levavam-me o resto das coisas, porque não tinha quase espaço para guardar tudo ao pé de mim. 

O que é que eu acho que dá mesmo muito jeito e é muito confortável para as mamãs que tenham um parto normal? Cuecas descartáveis ou aquelas para a incontinência urinária (Tena Lady) porque as fraldas que nos põe a seguir ao parto são simplesmente medonhas e hiper mega desconfortáveis. 

Querem saber o que eu não usei?
O secador de cabelo (havia um na casa de banho e não precisei de usar o meu); as camisas de dormir todas ( só usei uma) e os discos absorventes.

No caso das coisas que levei para o bebe também não usei tudo, só usei duas mudas de roupa, uma fralda de pano e não usei praticamente das minhas fraldas descartáveis porque na maternidade dão um kit com imensas coisas: fraldas, toalhitas, amostras de produtos de higiene, soro fisiológico.. ah e dão também às mamãs uns chinelos descartáveis e pensos higiénicos dos grandes. Não sei se acontece isto em todas as maternidades mas na MAC dão estas coisinhas todas a todas as mães. Outra coisa que não usei foram os produtos de higiene do banho do bebe porque como só estive um dia e meio internada ele acabou por não tomar banho na maternidade.

Mas vá meninas, nada de stress, de certeza que vai correr tudo bem. 

Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário