Blogs Portugal
quinta-feira, 27 de abril de 2017
Voltei / Sou Vegetariana??
Voltei!!
Tanta coisa mudou neste ano em que estive mais afastada das redes sociais.. E como quero começar com um BANG! vou falar-vos hoje de algo que mudou a minha vida. Virei vegetariana!
Estava eu em Erasmus, numa daquelas noites em que não se sai à noite, e pus me a vaguear pela internet. Uma coisa levou à outra e pronto, lá estava eu a ver o meu primeiro documentário sobre vegetarianismo/veganismo. No final desse comecei outro, e assim sucessivamente. Comecei a ler artigos, a seguir youtubers veganas e cada vez fiquei mais motivada e entusiasmada.
Engane-se quem pensa que opto por este regime alimentar só porque "tenho pena dos animais", como muitos dizem. Não é só pelos maus tratos aos animais, mas também. Não vou generalizar, mas em muitos casos, na indústria produtora de carne a laticínios, os animais são criados em condições completamente desumanas e tratados como "lixo", cheios de doenças e malformações. Em muitas situações estes animais não chegam sequer a ver a luz do dia , e não vivem nem metade da sua esperança média de vida!
Outra das razões é porque me preocupo com o meio ambiente. Florestas são destruídas, milhões de litros de água gastos, etc, só para a manutenção e criação destas indústrias. Já para não falar da pesca, em que usam as redes de arrastão capturando juntamente com os peixes, várias espécies (muitas delas em vias de extinção) como tartarugas, golfinhos, baleias, etc, que depois são atiradas para o mar já mortos.
E por fim, pela minha experiência. Sinto-me muito mais leve e saudável comendo da maneira que como. E depois há aqueles que dizem: comida vegetariana é aborrecida. Nãããão. Pelo contrário, é super criativa e deliciosa.
Mas bem, há tanta coisa para dizer que é impossível faze lo num só post!
ATENÇÃO: Não estou a dizer que toda a gente devia deixar de comer carne, peixe e seus derivados (até porque isso não é um cenário realista). Porém, se toda a gente reduzisse o seu consumo, fariam uma grande diferença para o planeta, reduzindo a libertação de gases causadores do efeito de estufa, poluição e a utilização de recursos como a água, combustíveis fósseis, etc.. . Eu própria, em certas ocasiões, como peixe. E sei que mesmo assim, e porque sigo uma dieta quase 100% vegetariana, já contribuo com alguma coisa para um planeta mais saudável. Não nos esqueçamos que o Planeta Terra é de todos :)
Para quem está interessado em saber mais, neste site estão algumas perguntas mais frequentes que fazem sobre o assunto e as respetivas respostas: http://www.avp.org.pt/perguntas-e-respostas.html
Beijinhos,
Inês
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário